quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Memória que não se perde

A internet, com suas facilidades, está interferindo na forma como o ser humano utiliza sua capacidade de armazenar e memorizar informações. A evolução humana tem acontecido com a liberação dos recursos da Consciência para sua utilização na capacidade de resolução de conflitos e de entendimento da realidade, sem que se precisa guardar muitas informações. A disponibilidade de acesso imediato ao conhecimento, sem muito esforço de memória, deixou o ser humano mais livre para utilizar sua inteligência para pensar sobre si mesmo, para a compreensão da vida e para transcender sua dimensão física.
Com a tecnologia disponível, já não há mais risco de esquecimento dos fatos, pois estamos aprendendo a armazená-los em aparelhos eletrônicos disponíveis à mão, facilitando seu uso, sem gasto de tempo nem esforço de memorização. Os meios disponíveis para o armazenamento se multiplicam na mesma velocidade com que se obtém as informações. Estamos na era das nuvens em que se guardam dados para uso instantâneo. A mente se expandiu para além do cérebro, atingindo o imponderável.
Para que o esforço de memorizar se você pode buscar as informações, a qualquer tempo, numa nuvem? Será que, com isto, estamos perdendo a memória, ficando mais esquecidos e com dificuldade em lembrar de nomes, datas, afazeres e de alguns compromissos? Talvez sim, mas é fato que estamos dominando mais os recursos da própria mente para que a vida se torne mais fácil e mais duradoura. Estamos transferindo nossa memória para aparelhos de fácil uso, reativando-a quando necessário, evitando aumentar o tamanho da mente, otimizando seus potenciais.
O Inconsciente, ou a ignorância humana, está cada vez mais acessível, agora pela Internet, pois, antes recorríamos aos dicionários e enciclopédias. Estamos mais conscientes de que o domínio da tecnologia é fundamental para que o ser humano se liberte de seus fantasmas e possa assumir o papel de protagonista de seu destino no mundo.
Publicado no Jornal ATarde de 01.12.2015


2 comentários: